sexta-feira, 8 de junho de 2007

MS faz acordo com LG sobre Linux

A Microsoft anunciou um acordo com a LG para criar interoperabilidade em sistemas para celulares.

O acordo envolve o desenvolvimento de soluções de interoperabilidade entre os sistemas operacionais e aplicativos para celulares em Linux e o Windows Mobile, além dos programas da Microsoft para smartphones.

Na prática, o acordo permitirá que a LG exiba celulares, no futuro, que contem com soluções em Windows Mobile e Linux. No acordo, a Microsoft paga um valor à LG para usar as tecnologias em Linux desenvolvidas pela empresa coreana em seus produtos para celulares. Do mesmo modo, a LG pagará licença para implementar soluções da Microsoft em seus produtos Linux.

A Microsoft já havia anunciado acordos de interoperabilidades antes com a Novell e, recentemente, com a distribuidora Debian Xandros. Os acordos têm gerado forte polêmica dentro das comunidades de software livre.

Uma das idéias na Free Software Foundation é proibir que distribuidores Linux que fazem estes tipos de acordo se beneficiem de inovações da comunidade. A idéia está em discussão na elaboração da nova licença para software livre, a GPLv3.


Fonte: InfoOnline (Felipe Zmogisnki, do Plantão INFO)

Nenhum comentário: