segunda-feira, 28 de maio de 2007

Vírus usa fama de Piratas do Caribe

Criadores de malware passaram a distribuir via spam o trojan Yar-A, que utiliza como pretexto o sucesso da série Piratas do Caribe, da Disney, que teve seu terceiro episódio lançado recentemente nos cinemas.

A mensagem chega disfarçada de material promocional, com um link, que indica ser o trailer do filme "Piratas do Caribe: No Fim do Mundo".

Após baixá-lo e executá-lo, o vírus mostra uma mensagem de erro dizendo que o computador do usuário não possui os codecs suficientes para assisti-lo. Então, o navegador é aberto e usuário é direcionado para o site oficial do filme, diminuindo assim o risco de que a vítima rode uma verificação de antivírus.

Entre as outras atividades do vírus está a mudança das configurações de conexão dial-up para números telefônicos de serviços pagos; a tentativa de bloqueio do software antivírus e a edição das configurações do navegador Internet Explorer, adicionando duas URLs nos endereços favoritos.

O Yar-A também baixa códigos maliciosos para ampliar seus recursos. Embora variáveis, os códigos adicionados podem ser utilizados para roubo de identidade e controle remoto da máquina em redes botnets.

Esta não é a primeira vez que um filme é utilizado para a veiculação de malware na internet, todavia este ataque chamou a atenção por sua alta qualidade, usando imagens de divulgação do filme em alta resolução.

Em ataques anteriores ligados às produções hollywoodianas estiveram vírus disfarçados de material promocional dos filmes Harry Potter, Kill Bill e Star Wars, entre outros.


Fonte: Geek

Nenhum comentário: