sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Geek: Hitachi cria Blu-ray de 100 GB

A Hitachi anunciou a criação bem sucedida de uma mídia Blu-ray de 100 GB que pode ser lida e gravada nos atuais aparelhos com suporte à tecnologia de nova geração.

Segundo o site TG Daily, a nova mídia, que possui o dobro de capacidade dos discos BD tradicionais, trabalha com quatro camadas em vez de apenas duas.

A novidade foi mostrada na feira CEATEC JAPAN 2007, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de outubro no Japão, porém não é a primeira vez que uma mídia com mais de duas camadas é criada. No entanto, para a leitura e gravação das mídias de múltiplas camadas anteriores era exigido um hardware específico, enquanto que para a novidade da Hitachi bastará uma atualização de firmware, conforme noticiou o site DailyTech.

A fabricante trabalha agora na melhoria do sinal de sua tecnologia, para que esta possa entrar no mercado, mas ainda não existe previsão para a disponibilidade comercial dos discos. A Hitachi ainda afirmou estar trabalhando em um disco de oito camadas, com suporte total a 200 GB de dados.

A novidade coloca o formato de volta no topo, após um anúncio do grupo responsável pela rival HD DVD, que afirmou ter aprovado um disco de três camadas capaz de armazenar 51 GB, mais que os discos Blu-ray existentes.

Esta é apenas parte da corrida pelo aumento da capacidade das mídias de nova geração. Enquanto os velhos DVDs eram capazes de trabalhar apenas com duas camadas, em um máximo de 9 GB de dados, já se fala em discos com até 10 camadas.

Na CES de 2007, a fabricante Ritek informou ter conseguido produzir mídias Blu-ray e HD DVD de dez camadas, o que poderia escalar a capacidade de armazenamento para níveis nunca antes imaginados.

Fonte: Geek

Nenhum comentário: