sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Google patenteia sistema de pagamento via SMS

Em fevereiro de 2006 a Google entrou com um pedido de patente para um sistema de pagamento via mensagens de texto de celular (SMS).

O GPay, que foi publicado agora pela United States Patent and Trademark Office (USPTO), agência americana responsável por conceder patentes a invenções, aumenta os rumores do gPhone, telefone que a Google estaria desenvolvendo para lançamento em um futuro próximo.

De acordo com a patente, o sistema seria extremamente simples para os usuários de celular, que apenas precisariam enviar para um número de telefone um comando com algumas variáveis como login de envio e login de recebimento, e a quantia em dólares da transação.

O sistema ainda permitiria envio de informações adicionais, para que um vendedor pudesse encontrar o comprador em um balcão lotado, por exemplo. Uma simples linha como "gbuy login do estabelecimento $5 óculos-escuros", enviaria uma mensagem para o vendedor, informando o recebimento de US$ 5 de determinado cliente que esteja usando óculos escuros.

Outra das aplicações para o sistema seria utilizá-lo como uma espécie de pré-venda. No caminho para a loja, o usuário enviaria um pagamento de um café e poderia pegá-lo quando entrasse no estabelecimento, conforme noticiou o site Pocket Link.

O site TechCrunch afirma que pagamento por SMS não é novidade, porém o uso atualmente é limitado e vinculado a operadoras e seus sistemas de cobrança.

O PayPal, que compete com o sistema de pagamento Google Checkout, em março lançou um método de pagamento via celulares, todavia este não foi recebido com entusiasmo pelo público.

Para o site Into Mobile, a questão é quanto a Google cobrará pelo sistema, se será comissão ou serviço com modelo de inscrição.

Resta ainda saber se este sistema será exclusivo para o ainda não oficialmente confirmado gPhone, o que daria ao aparelho um forte ponto positivo, ou se a companhia apostará em uma plataforma independente, que possa ser utilizada em qualquer telefone.


Fonte: Geek

Nenhum comentário: