sexta-feira, 17 de agosto de 2007

StarOffice é acrescentado ao Google Pack

O pacote de aplicativos comerciais da Sun, StarOffice, foi adicionado ao Google Pack, seleção de ferramentas oferecidas gratuitamente pela Google. Usuários de Windows XP e Windows Vista já podem aproveitá-lo.

Segundo o site eWeek, a versão 8 do aplicativo foi lançada em 2005, e desde então teve melhorada a compatibilidade de suas ferramentas, entre elas o Writer (editor de textos), Calc (processador de planilha), Impress (criação de apresentações) e Base (gerenciador de banco de dados), com o pacote Office da Microsoft.

Por estar dentro do Google Pack, o StarOffice agora é integrado ao Google Search e ao Google Desktop, todavia ainda não possui ligação com a aplicação online "Google Docs and Spreadsheets".

Mesmo gratuito para estudantes, pesquisadores e professores, o StarOffice tinha um preço estabelecido de US$ 69,95. Como opção para outros usuários, inclusive os comerciais, foi criado o OpenOffice, baseado na ferramenta da Sun e distribuído gratuitamente.

O site BetaNews busca um pouco da história por trás da inclusão, citando um acordo entre a Sun e a Google firmado em 2005, que permitiria a cada uma das partes distribuir programas das outras, mas que até então não havia chamado muita atenção.

Entre os outros aplicativos da coletânea estão o comunicador Skype, o programa multimídia RealPlayer, o leitor de PDF Adobe Reader e o software de segurança Spyware Doctor.

Para o Digital Trends, a inclusão pode indicar um plano da Google de se equiparar a Microsoft em ferramentas de produtividade. Além disso, o site BetaNews acredita que a adição do StarOffice gratuitamente ao Google Pack significa uma grande concorrência para o WordPerfect, da Corel, e ainda o próprio OpenOffice, que possuem parcelas pequenas do mercado.


Fonte: Geek

Nenhum comentário: